Artigo original
Fatores associados às fases de comportamento alimentar de usuários dos restaurantes populares em Belo Horizonte/MG‐Brasil
Factors associated with phases of feeding behavior in users of popular restaurants in Belo Horizonte/MG, Brazil
Isabel Cristina Bentoa,, , , Jullyane Hott Filgueirasa, Mery Natali Silva Abreub, Simone Cardoso Lisboa Pereirac, Maria Flávia Gazzinellib
a Programa de Pós‐graduação em Educação em Saúde e Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil
b Departamento de Enfermagem Aplicada, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil
c Departamento de Nutrição, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil
Received 27 September 2014, Accepted 27 June 2016
Resumo

Associaram‐se as fases de mudança de comportamento alimentar de usuários de restaurantes populares aos aspectos: sociodemográfico, estado nutricional e hábito alimentar. Elaborou‐se um estudo descritivo analítico, conduzido com 1.656 usuários de restaurantes populares de Belo Horizonte‐MG. Coletaram‐se dados sociodemográficos. Os estádios e fases de mudança do comportamento alimentar foram apurados por meio de questionários estruturados. Os fatores associados à fase de ação foram: mulheres, classes econômicas A e B, ensino superior, excesso de peso e bons hábitos alimentares. À fase de pré‐ação associaram‐se: homens, classes econômicas D e E, ensino fundamental, sem excesso de peso e hábito alimentar regular. Encontrou‐se associação entre as variáveis estudadas.

Abstract

Phases of change in feeding behavior of users of popular restaurants were associated to: sociodemographic aspects, nutritional status and dietary habits. An analytical descriptive study was conducted with 1656 users of popular restaurants in Belo Horizonte‐MG. Sociodemographic data, stages and phases of dietary change were assessed through structured questionnaires. The associated action phase factors were: women, economic classes A and B, higher education, overweight and good eating habits. To the pre‐action phase the association was: men, economic classes D and E, elementary education, not overweight, and regular eating habits. An association between the studied variables was observed.

Palavras‐chave
Restaurantes, Estádios de mudança, Hábitos alimentares, Promoção da saúde
Keywords
Restaurants, Stages of change, Food habits, Health promotion

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